O presidente da França, Emmanuel Macron esteve em visita oficial ao Brasil na semana passada e ganhou um queijo produzido em Piumhi. Macron foi presenteado com seis queijos, quatro deles produzidos em Minas, e um espumante gaúcho.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Ele recebeu os produtos das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira, 28, durante encontro dos dois chefes de Estado no Palácio do Planalto. Um dos queijos que o presidente francês levou na bagagem de volta para a França é o Serjão Canastra, feito em Piumhi e que já premiado no país de Macron.
Além do Serjão Canastra, Macron também ganhou um Goa Moderado, de Aiuruoca, um Maranata Bronze, de Virgínia, e um Lua Cheia, de Bueno Brandão.
Todos são premiados em concursos realizados no Brasil e no exterior, alguns com premiações até no país de Macron, como o caso do Serjão Canastra, que recebeu a premiação máxima (Medalha Super Gold), na categoria maturação de 100 dias, no Mondial du Fromage (Mundial do Queijo) de 2021, em Tours, na Região Central da França.
Premiado na França, o Serjão Canastra é produzido por Sérgio de Paula Alves, o Serjão, em Piumhi, na Serra da Canastra. O queijo também acumula premiações como a medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil, duas medalhas de prata no Expoqueijo em Araxá, entre outros títulos.
Fonte: Clic Folha
