A comovente história de Giovane Luiz Pereira, conhecido como Zaca, tem mobilizado a cidade de Carmo do Rio Claro. Após sofrer uma lesão no braço esquerdo durante o tratamento para alcoolismo no Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira, em São Sebastião do Paraíso, MG, em maio de 2023, Zaca e sua família enfrentam uma batalha pela realização de uma cirurgia do plexo braquial.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A cirurgia é considerada essencial pelo neurologista que o avaliou, visando aliviar as dores persistentes e recuperar os movimentos perdidos. Documentos e exames foram encaminhados ao Departamento de Saúde de Carmo do Rio Claro em dezembro de 2023, mas a demora na resposta tem gerado ansiedade e preocupação.
Diante dessa situação, um apelo foi lançado nas redes sociais em busca de apoio e intervenção de autoridades competentes para agilizar o processo e proporcionar alívio a Zaca. A prefeitura de Carmo do Rio Claro se manifestou sobre o caso.
Veja a nota abaixo:
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que já empenhou todos os esforços cabíveis e necessários com relação ao paciente Giovane Luiz Pereira, mais conhecido como Zaca. O paciente passou pelo Neurologista Dr José Fernando Córdova na cidade de Alfenas, no dia 04 de dezembro de 2023, ocasião em que foi detectado o plexo braquial, que é uma estrutura nervosa na região do pescoço e ombro, formada pela junção dos vários nervos que saem da medula e se dirigem ao membro superior.
O procedimento é considerado de alta complexidade, cujo a referência é o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para onde o caso já foi encaminhado. Porém, esse hospital é referência de alta complexidade para todo o estado de Minas Gerais, o que faz com que os atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), venham a demorar quando se trata de uma cirurgia eletiva. Por fim, cabe ressaltar que o município, por lei, só pode arcar com os custos de uma cirurgia de alta complexidade, mediante decisão judicial. Compreendemos a situação do paciente e a ansiedade da família e estamos trabalhando, dentro do possível, para que seja finalizado o mais breve possível.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4