A Prefeitura de Alfenas divulgou, na segunda-feira (20), uma nota de esclarecimentos na qual diz desconhecer falta de alimentos para os animais do Parque Municipal Manoel Pedro Rodrigues (antigo zoológico). O local conta com seis animais que são remanescentes do antigo zoológico.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Na sexta-feira, o ex-vereador Luciano Lee (Luciano Solar/PV) postou um vídeo nas redes sociais onde ele afirma que faltava alimentos para os animais. Na gravação, ele afirma que havia arrecadado cerca de R$ 200 e adquirido frutas para os animais, que desde segunda-feira passada, dia 13, estavam sem os alimentos. “Muita gente não sabe, mas já gastei mais de R$ 20 mil desde quando começou, há quatro anos, o meu trabalho aqui”, afirmou.
Outra acusação foi a de que a empresa fornecedora de alimentos para o local interrompeu, há seis meses, o repasse para o Parque Municipal devido ao não pagamento da Prefeitura de Alfenas pelo serviço prestado.
Em nota, a Prefeitura afirmou que no local há uma equipe de profissionais para garantir a qualidade de vida dos animais. Alegou ainda que, conforme averiguado nesta segunda-feira (dia 20), após a denúncia, há a disposição dos animais ração, frutas e legumes “conforme cardápio balanceado”. Porém, sobre a acusação do não fornecimento pela empresa contratada não houve menção direta na nota oficial.
A Prefeitura afirmou que já repassou as informações sobre o local ao Instituto Estadual de Florestas, responsável pela regularidade das atividades. “Atualmente, o zoológico está em processo de descomissionamento, ou seja, está em fase final de destinação dos animais a outros empreendimentos”, disse.
Segundo a nota, o Parque Municipal está fechado temporariamente devido as adequações para que a população possa voltar a frequentar o espaço. “Tão logo tenhamos previsão de datas de reabertura, informaremos a população alfenense pelos meios de comunicação”, diz.
A nota divulgada está em nome da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Estratégico, que tem como titular Lilian de Castro Azevedo. Até o ano passado, o Parque Municipal estava sob cuidados da Secretaria Municipal do Clima, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social, comandada por um aliado de Solar: Fabrício Casarejos Lopes Luiz. No final do ano, Casarejos foi substituído por João Gabriel Rodrigues, também ligado ao ex-vereador.
Em tempo
Luciano Solar encaminhou ao jornalismo Alfenas Hoje, uma cópia de uma comunicação interna, endereçada à Secretaria de Fazenda em dezembro do ano passado, na qual alerta o não pagamento a fornecedora de alimentos aos animais do Parque Municipal.
Também encaminhou a reportagem prints de mensagens enviadas, por whatsapp, ao prefeito Fábio Marques Florêncio (PT) e a primeira-dama Davy Cabral de Assis sobre os problemas enfrentados no Parque Municipal. As mensagens encaminhadas a primeira-dama são dos meses de outubro e novembro, nas quais solicita agendamento de reunião. Com o prefeito, a mensagem ao prefeito foi em 13 de janeiro, mas sem nenhum retorno.