Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a Campanha Ações de Prevenção à Violência Doméstica – Agosto Lilás e a Operação Shamar em todas as regiões do estado. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do combate à violência doméstica, promovendo ações educativas e de apoio às vítimas.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Durante todo o mês de agosto, as ações repressivas e preventivas serão intensificadas, inclusive em conjunto com outras forças de segurança estaduais. A chefe da Seção de Direitos Humanos da Diretoria de Operações da PMMG, major Jane Calixto, ressaltou a importância da sensibilização das vítimas para que reconheçam um relacionamento abusivo e façam denúncias. “A denúncia salva vidas”, destacou.
A tenente-coronel Ivana, comandante da Primeira Companhia de Prevenção à Violência Doméstica da PMMG, agradeceu o apoio às ações diárias de enfrentamento aos crimes contra a mulher no estado e enfatizou o propósito da Operação Shamar 2024. “Shamar”, que significa “guardar” ou “proteger” em hebraico, reflete o compromisso de cuidar e proteger todas as mulheres, garantindo um ambiente seguro e livre de violência.
Desde 2010, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), um serviço que oferece atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A PPVD é composta por uma equipe qualificada, incluindo um policial do sexo feminino e um masculino, que prestam proteção às vítimas, garantem seu encaminhamento aos órgãos competentes e atuam na dissuasão do agressor, ajudando a quebrar o ciclo da violência.
Fonte: PMMG