A Prefeitura de Carmo do Rio Claro iniciou no domingo (14), as provas do processo seletivo para novas contratações em 2024. Nesta primeira fase, os inscritos concorreram as vagas de Motorista, Monitor de Ônibus Escolar, Monitor Infantil, Professor P1, AEE e P2, Secretário Escolar e Servente, todos voltados para a área da Educação.
As provas foram divididas em turnos matutino e vespertino. No turno da manhã deveriam estar no endereço correto entre as 07h30min ás 08h30, pois a prova estava marcada para ter início ás 09h com encerramento às 11h. Para o turno da tarde, os candidatos deviam se apresentar entre ás 13h30min até 14h30min, com prova agendada das 15h até às 17h.
Por falta de atenção ou força maior, muitos candidatos perderam a oportunidade de realizar o processo seletivo e o principal motivo foi a hora. A empresa Instituto Sagaz, contratada para fazer a avaliação foi objetiva e cumpriu os requisitos do edital da Prefeitura de Carmo do Rio Claro, com relação ao andamento do concurso.
A insatisfação de quem perdeu a oportunidade foi tanta que até a Polícia Milita precisou comparecer no local das provas para amenizar a situação e sugerir aos inscritos um meio para agirem caso estivessem insatisfeitos.
Um outro problema apontado pelos participantes foi com relação a distribuição de questões, segundo eles, algumas questões precisam ser revisadas e anuladas pela equipe Sagaz por conter algum erro. Em contato com a prefeitura, sobre as questões os candidatos devem apresentar um recurso para a revisão da prova.
Procurada, a prefeitura de Carmo do Rio Claro emitiu a seguinte nota:
“A prefeitura ressalta que toda a responsabilidade pela confecção e aplicação das provas, bem como a organização do processo e a divulgação dos respectivos resultados, é da empresa Instituto Sagaz, contratada exatamente para garantir a lisura e transparência de todo o processo. Embora todas as etapas tenham sido divulgadas anteriormente é dever do candidato estar atento as normas que regem a aplicação do Processo Seletivo, conforme constam no Edital, inclusive o horário de fechamento dos portões dos locais de prova”.
Na primeira fase 2.367 pessoas foram inscritas para concorreram as vagas disponíveis e no dia 28/01 acontecerá a segunda parte das provas do processo seletivo.