Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do Rio de Janeiro realizaram nesta terça-feira, 29, uma operação para desarticular um esquema de fraudes bancárias.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ação visa cumprir seis mandados de busca e apreensão na capital, na Baixada Fluminense e no estado do Mato Grosso, mirando integrantes de uma organização criminosa especializada na invasão de dados, alteração de informações cadastrais e subtração de valores do Banco do Brasil. Segundo a polícia, o prejuízo causado pelo grupo ultrapassa R$ 40 milhões.
As investigações apontam que a quadrilha contava com a colaboração direta de um gerente do banco no Mato Grosso, além de um funcionário da área de tecnologia da informação e terceirizados da instituição financeira. Esses colaboradores facilitavam a inserção de scripts maliciosos nos sistemas, permitindo o acesso remoto dos criminosos aos computadores do banco e o controle sobre informações sigilosas.
Com esse acesso, os envolvidos realizavam transações bancárias fraudulentas em nome dos clientes, cadastravam equipamentos, alteravam dados cadastrais e modificavam dados biométricos. A operação busca desmantelar a estrutura da quadrilha e recuperar parte dos valores subtraídos.
Segundo o Banco do Brasil, as investigações tiveram início após uma apuração interna, que detectou irregularidades, comunicando o fato às autoridades policiais.
Com informações da Agência Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4