Na quinta-feira, 5 de dezembro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), deflagrou a Operação Calculus para verificar a existência de um comércio clandestino de carvão vegetal proveniente de mata nativa.
📱 Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A operação, que visa combater potenciais danos ambientais, cumpriu dez mandados de busca e apreensão em sete cidades do interior do estado. As investigações, coordenadas pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), partiram de um relatório técnico que compilou dados sobre o fluxo de transporte de carvão vegetal.
Este relatório, elaborado pelo Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, destacou fraudes e irregularidades no sistema de controle ambiental.
Com base nesses elementos, a Justiça expediu os mandados que foram cumpridos em Brasilândia de Minas, Divinópolis, Moema, Nova Serrana, Paracatu, São Gonçalo do Pará e São Gonçalo do Sapucaí. Durante a operação, foram arrecadados celulares e diversos documentos, além de constatada a existência de empresas de fachada abertas apenas para dar aparência de legalidade a operações irregulares.
As investigações continuam para analisar a documentação e as provas colhidas, visando apurar infrações noticiadas, além de crimes conexos, como associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7