A Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) sobre as rodovias brasileiras em 2023 aponta 14 pontos críticos no Sul de Minas, entre eles, a MG-491, que passa por São Sebastião do Paraíso e que apresenta trecho com erosão e queda de barreira.
Em Minas, são 403 pontos críticos, sendo 388 em rodovias administradas pelo poder público e 15 por concessionárias privadas. No sul de Minas, os pontos críticos são nas rodovias MG-491, BR-265, sendo cinco pontos críticos, com ponte estreita, queda de barreira e erosão na pista; BR-146 / MG-290 / BR-459 / BR-354, que apresentam erosões.
No levantamento de 2023, as rodovias do país apresentaram 207 quedas de barreira, cinco pontes caídas, 504 erosões na pista, 1.803 buracos grandes e 67 pontes estreitas. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto e percorreu 111.502 quilômetros.
A CNT apontou que, no ano passado, as condições das rodovias foram afetadas por eventos climáticos como chuvas intensas e vendavais, que provocaram prejuízos na infraestrutura viária. Nas rodovias, os eventos aceleraram o surgimento e a degradação de pontos críticos, e impossibilitaram ou retardaram a realização de obras.
A confederação também apontou a estimativa de investimento para a solução dos pontos críticos registrados no país em 2023. São R$ 4,88 bilhões, divididos em queda de barreira (R$ 1,8 bilhão), erosão na pista (R$ 870 milhões), buraco grande (R$ 860 milhões), ponte caída (R$ 210 milhões) e ponte estreita (R$ 1,06 bilhão).
Para o mecânico Guilherme Parreira, que trabalha em uma oficina mecânica especializada em suspensão e amortecedores em Passos, problemas como buracos aceleram o processo de desgaste do sistema que é responsável por absorver as irregularidades do solo.
Ele também afirma que modelos de carros populares de 2002 a 2015 são os que mais sofrem por conta de problemas no asfalto e que costumam apresentar avarias na bucha do tensor.
Os buracos também podem causar bolhas nos pneus ou cortes. Os impactos também podem gerar danos na carroceria, redução de eficiência das peças e vazamento de líquidos.
A direção pode sofrer com o tempo e perder o alinhamento. Tirantes e terminais do sistema de direção também são componentes afetados pela má qualidade das rodovias. Além disso, peças da parte de baixo do carro podem quebrar, como o cárter, podendo sofrer danos e vazar óleo, que além de comprometer o trabalho do motor pode ocasionar acidentes na pista.
Fonte: Clic Folha
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