Na última sexta-feira (22), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou o 1º Encontro das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) do 18º Departamento de Polícia Civil, promovido pela DEAM Guaxupé. O evento foi marcado por debates estratégicos e troca de experiências entre as equipes, destacando o compromisso da instituição com a valorização dos servidores e o fortalecimento da atuação no combate à violência de gênero.
O encontro integrou as atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha internacional que promove a conscientização e a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente seguro para todas as mulheres. Em um clima descontraído, autoridades como o Chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Delegados e Delegadas das DEAMs da região, e suas equipes participaram ativamente das discussões.
Entre os temas abordados, destacou-se o fortalecimento de redes de apoio integradas, a troca de boas práticas e o aprimoramento das estratégias de acolhimento e proteção às vítimas. A humanização do atendimento foi ressaltada como ponto central para a construção de respostas eficazes à violência de gênero, ao lado da prevenção e responsabilização dos agressores.
“Momentos como este são fundamentais para alinharmos estratégias, compartilharmos vivências e, acima de tudo, reafirmarmos nosso compromisso com a proteção das mulheres. A força do trabalho em rede e o apoio mútuo entre as equipes são pilares para um atendimento ainda mais humanizado e eficaz”, disse a delegada Mireli Mafra, titular da DEAM Guaxupé e anfitriã do evento:
O delegado Marcos Pimenta, chefe do 18º Departamento, também enfatizou a importância da iniciativa. “Este encontro reflete a busca contínua da Polícia Civil por inovação e excelência em suas ações. É com união, troca de experiências e fortalecimento das nossas equipes que conseguiremos avançar no enfrentamento à violência de gênero, sempre com o objetivo de atender cada vez melhor a sociedade.”
O evento reforça a posição da PCMG como referência no enfrentamento à violência de gênero, promovendo um diálogo aberto e estratégico entre as DEAMs, enquanto reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente seguro e acolhedor para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Portal da Cidade Guaxupé
Foto/PCMG
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7