Uma grande operação realizada nesta terça-feira (10) desmantelou uma organização criminosa especializada na venda de medicamentos falsificados, em Campo do Meio, Minas Gerais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Batizada de “Reação Adversa”, a ação teve como foco principal a comercialização ilegal de remédios para humanos e animais, praticada por meio de plataformas da internet.
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão. A investigação teve início ao descobrir a falsificação de medicamentos veterinários, mas, à medida que o Ministério Público avançava nas apurações, descobriu-se que o grupo também estava envolvido na venda de remédios de consumo humano.
Nos últimos três anos, a organização criminosa distribuiu mais de 10.900 medicamentos falsificados, atingindo mais de 20 estados do Brasil. A cidade de Campo do Meio, no interior de Minas Gerais, foi identificada como a base de operações do grupo, que controlava cerca de 40 perfis de vendas online. De acordo com o Ministério Público, dados das empresas farmacêuticas indicam que a organização se tornou um ponto central na produção de substâncias falsificadas, com alcance até internacional.
A operação contou com a participação de Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, auditores fiscais e 78 policiais militares, além de apoio logístico aéreo e terrestre.