Uma operação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Polícia Militar Ambiental e Instituto Estadual de Florestas (IEF) apreendeu 212 aves da fauna silvestre nativa em cativeiro irregular no município de Alfenas.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A ação, coordenada pela Polícia Militar Ambiental e Unidade Regional de Fiscalização Ambiental do Sul de Minas, foi motivada por um mandado de busca e apreensão emitido pelo Poder Judiciário da Comarca de Alfenas, contra um alvo recorrente em infrações ambientais.
No local, os fiscais constataram que os animais eram mantidos em condições de maus-tratos, devido à sujeira e à falta de água e alimentos. Diversas aves estavam em viveiros de pequena dimensão, aumentando o risco de propagação de doenças e comportamento agressivo. Os fiscais também encontraram alçapões armados com aves capturadas, evidenciando a prática de caça.
Entre as aves apreendidas estão espécies como trinca-ferro, canário da terra, papa-capim, curió, azulão, pintassilgo, coleirinho e bigodinho.
Das 212 aves apreendidas, 194 foram libertadas em uma área de vegetação nativa próxima ao município, após um laudo veterinário atestar suas condições de soltura. As outras 18 aves, portadoras de anilhas de identificação, serão encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do IEF em Divinópolis.
Os agentes destruíram 66 gaiolas e dois viveiros, aplicando multas que totalizam R$ 450 mil pelas infrações cometidas. O responsável ainda terá seu registro de criador amadorista cancelado e responderá criminalmente pelas infrações ambientais.
O Governo de Minas, através da Semad, disponibiliza canais de denúncias ambientais, incentivando a sociedade a reportar irregularidades por meio do LigMinas ou pelo site oficial (ligue 155 – opção 7).
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4