De acordo com o Observatório de Saúde Cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), baseado em dados do Datasus, do Ministério da Saúde, o inverno provoca um aumento de até 12% nas internações por infarto no Brasil, especialmente entre pessoas com fatores de risco. Em nível mundial, esse índice pode chegar a 30%, informou a diretora do INC, Aurora Issa.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A contração dos vasos sanguíneos devido ao frio e o aumento da pressão arterial são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento. Além disso, infecções respiratórias comuns no inverno podem instabilizar placas de gordura nas artérias coronárias, formando trombos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.
Os sintomas clássicos de infarto incluem dor no peito prolongada, que pode irradiar para o braço esquerdo, além de desconforto, falta de ar e cansaço. A recomendação é procurar atendimento médico imediato para evitar danos maiores ao coração.
Para prevenir infartos, o cardiologista Flavio Cure aconselha o controle da pressão arterial, peso, glicose e colesterol, além da ingestão adequada de líquidos durante o inverno. Bebendo mais água, o sangue fica menos espesso. É recomendável que haja um acompanhamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Fonte: Agência Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4