As mudanças climáticas podem aumentar os preços dos alimentos no Brasil até o final de 2024. Segundo a Companhia de Entrepostos e Armazéns e São Paulo (Ceagesp), variações climáticas extremas, como períodos de calor intenso, frio e secas, estão afetando a produção agrícola.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Frutas cítricas, como laranjas e limões, são particularmente vulneráveis a doenças como o cancro cítrico e o greening. Espera-se que os preços no atacado comecem a subir em meados de outubro, com os preços no varejo seguindo essa tendência logo depois. Hortaliças, incluindo alface e legumes, também devem sofrer aumentos de preços até dezembro devido às condições desfavoráveis para o plantio e crescimento.
Essas mudanças podem impactar significativamente o custo de vida, especialmente para famílias de baixa renda. Os dados com os quais o Ceagesp trabalha apontam tendência positiva, com chuvas suficientes para garantir boa produção. Em resumo, tanto o frio quanto o calor não vieram quando eram esperados ou com as frequências esperadas, dificultando o planejamento do produtor rural.
Fonte: Agência Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4