Um ciclone extratropical vai influenciar o clima em Minas Gerais neste final de semana (9 e 10 de novembro). O MetSul Meteorologia, instituto de análise climática do Sul do Brasil, emitiu um informe sobre a formação do ciclone sobre o oceano Atlântico, com impactos principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Em Minas Gerais, a área de baixa pressão deve trazer uma frente fria e temporais isolados.
Segundo a previsão, a interação entre o ciclone extratropical e o ar tropical quente e úmido, característico desta temporada, favorece episódios de chuva isolada e intensa, podendo acumular até 100 mm de água em poucas horas. Em Minas, o alerta inicia nas cidades do Triângulo Mineiro – com destaque para Uberlândia e Uberaba – e Sul do Estado nesta sexta-feira (8). No sábado, a previsão se estende para a maioria das regiões.
“Com este cenário, diferentes cidades podem enfrentar alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de córregos, oferecendo riscos à população nesta sexta-feira e durante o fim de semana”, informou o MetSul Meteorologia.
A instabilidade climática também está associada à frente fria vinculada ao ciclone. Conforme o MetSul, a região Norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, será uma das áreas afetadas pela queda de temperatura. “No domingo, o ciclone extratropical estará bastante distante do Brasil, sobre o Atlântico. A frente fria associada se desloca mais ao Norte e alcança áreas do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, reforçando a instabilidade nessas regiões”, explicou o instituto.