Um morador da Avenida Chafariz, no bairro Casarão, em Passos, manifestou a sua preocupação com a possível presença de caramujos africanos e escorpiões em um terreno adjacente. Ele solicita a intervenção para realizar a limpeza do local e mitigar os impactos dessa situação.
Segundo seu relato, o morador já contatou os proprietários do terreno e informou o Núcleo de Controle de Zoonoses e Animais Peçonhentos do município, porém, até o momento, nenhuma medida foi tomada para resolver o problema.
“Eu não aguento mais conversar com os donos do terreno e já solicitei a Zoonoses aqui. Colocaram um tanto de bloco na entrada do local que fez transformar em criadouro dos caramujos e escorpiões, além do mosquito da dengue. Aqui não é brincadeira, está perigoso”, reclamou o morador.
PREFEITURA RESPONDE A RECLAMAÇÃO
Conforme informou o Núcleo de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Passos, uma equipe esteve no local na última quinta-feira, 15, onde procedeu a catação dos caramujos, verificou não haver a presença de escorpiões e identificou alguns pontos com possíveis focos de dengue.
O diretor do núcleo lembrou que não é feito qualquer tipo de controle químico para os caramujos, apenas a retirada do animal. Ainda segundo o diretor, nesta terça-feira, 20, a equipe deve deslocar novamente até o terreno para verificar se tem mais caramujos.
Com relação à limpeza do terreno, a Secretaria de Obras informou que o local está limpo, e que somente fazem a notificação aos proprietários quando tem mato alto.