O Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos recebeu, em janeiro de 2025, a maior doação já feita por uma pessoa física em sua história. José Gonçalves Amorim, produtor rural e morador de Capitólio, destinou ao hospital um conjunto de bens totaliza o valor estimado de R$ 4 milhões.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo o HRC, um sítio de 25 hectares, um sobrado com comércio no térreo e um terreno no bairro Nova, todos localizados em Capitólio, foram repassados à instituição. A doação foi oficializada durante o 18º Encontrão da Irmandade Solidária do Hospital Regional do Câncer, no dia 23 de março de 2025.
O doador afirmou que a decisão foi tomada de forma voluntária, motivada pelo desejo de contribuir para o bem-estar dos pacientes em tratamento contra o câncer.
O líder da comissão municipal de Capitólio, Geraldo Guerra, afirmou que a doação significa muito para a cidade e o deixou extremamente emocionado:
“Para nós de Capitólio, é muito importante ter feito parte dessa doação. Fico muito feliz e emocionado de ver pessoas como o Sr. José, que têm esse desprendimento e pensam no bem do próximo”, afirmou.
A doação representa um marco na história do HRC e evidencia o impacto da solidariedade no crescimento e desenvolvimento da instituição. Recursos provenientes de doações são fundamentais para a ampliação e modernização da estrutura hospitalar, permitindo que mais pacientes recebam atendimento de qualidade.
A diretoria do hospital manifestou profundo agradecimento pelo gesto de generosidade de José Gonçalves Amorim e reforçou que ações como essa fortalecem o compromisso da instituição com a excelência no tratamento oncológico.
“Essa doação tem um significado imensurável. Além do valor expressivo, simboliza o quanto a comunidade acredita no trabalho do hospital e se envolve na sua manutenção e crescimento”, destacou Daniel Porto Soares, superintendente do hospital.
Para o hospital, com a doação histórica, José Gonçalves Amorim entra para a trajetória do HRC como um exemplo de altruísmo, deixando um legado de esperança e cuidado para milhares de pacientes que dependem dos serviços da instituição.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7