O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira, 06, o lançamento do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para câncer de mama que será integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A nova estratégia inclui cinco procedimentos a serem disponibilizados em centros especializados e a utilização da videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva.
📱 Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Os procedimentos incorporados são: inibidores das quinases dependentes de ciclina (CDK) 4 e 6; trastuzumab entansina; supressão ovariana medicamentosa e hormonioterapia parenteral; fator de estimulador de colônia para suporte em esquema de dose densa; e ampliação da neoadjuvância para estádios I a III.
Segundo o ministério, a videolaparoscopia trará benefícios como menor tempo de internação e redução de complicações, otimizando recursos no SUS. O PCDT visa padronizar o tratamento do câncer de mama, garantindo diagnóstico oportuno, acesso igualitário a novos medicamentos e profissionais qualificados.
O protocolo de Acesso às Ofertas de Cuidado Integrado (OCI) na Atenção Especializada em Oncologia também será instituído, melhorando o acesso a diagnósticos e consultas, integrando serviços e utilizando a saúde digital. O prazo para diagnóstico do câncer será reduzido de um ano e seis meses para 30 dias.
Dados do ministério mostram que o câncer de mama é o tipo mais incidente e a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Evidências apontam que atrasos no início do tratamento aumentam a mortalidade.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7