Minas também é destaque quando o assunto é cervejarias: com o aumento de 33 estabelecimentos, o Estado superou Santa Catarina em 2022 e alcançou a terceira posição no ranking dos Estados com maior número de empresas do setor. Os dados foram divulgados no Anuário da Cerveja, nessa quarta-feira (5), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) durante o evento ‘Confraria Sindicerv: Números do Setor’.
O Estado mineiro tem 222 cervejarias. São Paulo continua no topo do ranking, com 387 e o Rio Grande do Sul em segundo lugar, com 310 cervejarias.
Nenhum Estado diminuiu o número de estabelecimentos. Acre, Amapá e Roraima têm apenas um município com presença de cervejaria.
Segundo o Mapa, o setor cervejeiro cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos no Brasil. O país tem, atualmente, 1.729 cervejarias, e é o terceiro produtor da bebida no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A previsão é que, em 2023, haja um crescimento de 4,5% da produção, alcançando o volume de vendas de 16,1 bilhões de litros.
Veja o ranking dos Estados com maior número de cervejarias no Brasil:
- São Paulo: 387 cervejarias
- Rio Grande do Sul: 310 cervejarias
- Minas Gerais: 222 cervejarias
- Santa Catarina: 215 cervejarias
- Paraná: 161 cervejarias
- Rio de Janeiro: 120 cervejarias
- Espírito Santo: 69 cervejarias
- Goiás: 40 cervejarias
- Bahia: 30 cervejarias
- Mato Grosso: 23 cervejarias
Nesta quinta-feira (6/7), começou em Belo Horizonte a 32ª edição da Expocachaça, que vai contar com a 16ª edição da BrasilBier, com inúmeras cervejarias presentes. Informações em expocachaca.com.br.
Fonte: O Tempo
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos