Minas Gerais confirmou 23 novos casos de coqueluche neste ano, elevando o número total de registros para 287 em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O estado também contabiliza a morte de dois bebês, causadas pela doença.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O primeiro óbito foi de um bebê em Poços de Caldas, com apenas 1 mês e 23 dias, que não foi vacinado devido à pouca idade. O segundo ocorreu em Belo Horizonte, envolvendo um bebê de 1 mês, cuja mãe também não foi vacinada durante a gestação.
A SES-MG reforça a importância da vacinação como a forma mais eficaz de prevenção contra a coqueluche. É recomendado que gestantes sejam vacinadas e que as crianças recebam as doses da vacina pentavalente nos primeiros meses de vida, com reforços posteriores.
A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa, com sintomas iniciais semelhantes aos de um resfriado, que podem evoluir para tosse intensa e dificuldades respiratórias. A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas por pessoas infectadas.