Search
Close this search box.

Médicos deverão declarar conflito de interesse quando tiverem laços com farmacêuticas

0
COMPARTILHAMENTOS
163
VISUALIZAÇÕES

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nova resolução que exige que todos os médicos informem seus vínculos com setores da indústria da saúde, como farmácias, laboratórios e fabricantes de equipamentos, por meio da plataforma do Conselho Regional de Medicina (CRM).

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

A medida, aprovada em reunião plenária no final de agosto e publicada nesta segunda-feira, 02, no Diário Oficial da União, entrará em vigor em 180 dias.

A resolução abrange desde contratos formais de trabalho até consultorias, participação em pesquisas e atuação como palestrantes remunerados. Segundo o CFM, o objetivo é aumentar a transparência e prevenir conflitos de interesse que possam influenciar decisões clínicas, garantindo que as práticas médicas sejam conduzidas dentro de parâmetros éticos e legais.

Além disso, os médicos deverão declarar seus conflitos de interesse em situações públicas, como entrevistas e eventos médicos. A medida visa assegurar que a população tenha acesso a informações imparciais e baseadas em evidências, reforçando a confiança na classe médica.

Fonte: Agência Brasil

"Receba

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

×