Um grupo de manifestantes impediu o corte de árvores na manhã deste domingo, 18, na Avenida João Pinheiro, no centro de Poços de Caldas. Os ativistas do “Poços com Árvores” e outros movimentos abraçaram as árvores e impediram o trabalho das máquinas e que servidores realizassem o corte dos troncos.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu, as equipes do Demutran, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar do Meio Ambiente acompanharam a ação e os trabalhos foram suspensos.
Conforme a secretaria de Meio Ambiente, os cortes estão dentro da legalidade após laudos atestarem a necessidade de remoção de pelo menos 70 árvores devido a riscos de queda e danos causados nas calçadas e asfalto da avenida.
De acordo com a Prefeitura, a substituição das árvores foi discutida e aprovada pelo Codema, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente, quando o projeto de revitalização da avenida foi apresentado, acompanhado de laudos técnicos que apontaram problemas na maioria das árvores.