Mais de 2 mil túmulos verticais do cemitério municipal de Passos (MG) serão demolidos nos próximos anos. A medida atende a uma determinação da Justiça, após os jazigos apresentarem problemas de infraestrutura e vazamentos de chorume.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Ao todo, serão destruídos 2.114 túmulos verticais, conhecidos como colmeias, que estão instalados junto aos muros laterais e do fundo do cemitério e eram destinados a sepultamentos de pessoas que não possuem jazigos particulares.
A demolição será gradual, obedecendo a uma lei municipal que permite a abertura de túmulos somente cinco anos após o enterro.
De acordo com o advogado Eduardo Abreu do Lar São Vicente de Paulo – entidade que administra o cemitério – os familiares das pessoas sepultadas nas colmeias estão sendo comunicados sobre a demolição.
“Estamos notificando os responsáveis cadastrados para indicar outros jazigos particulares para o translado da ossada ou para permitir que ela seja transposta para o ossuário do cemitério municipal”, explicou.
As comunicações estão sendo feitas primeiramente para aqueles sepultamentos que foram realizados até 2019.
Ação Judicial
De acordo com o advogado do Lar São Vicente de Paulo, na década de 2000, após o vazamento de necrochorume, o Ministério Público abriu uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Prefeitura de Passos, que administrava o cemitério na época, para a regularização do problema.
A ação acarretou um determinação judicial para inutilização e demolição dos jazigos das colmeias, que passará a ser cumprida. A determinação é exclusivamente para os jazigos verticais e não há qualquer restrição para os demais túmulos do cemitério.
Fonte e Texto: G1 Sul de Minas
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7