Nesta quarta-feira (7), a Lei Maria da Penha celebrou 18 anos de existência, destacando a luta contínua contra a violência doméstica e familiar contra mulheres. No Sul de Minas, os casos registrados representam 13,8% das ocorrências em todo o estado de Minas Gerais nos últimos dez anos, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O levantamento, que abrange registros de 2013 até o primeiro semestre de 2023, revela que, em Minas Gerais, 1.509.578 mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar. Deste total, mais de 208 mil casos foram registrados nas três regionais de segurança do Sul de Minas – Poços de Caldas, Pouso Alegre e Lavras.
A regional de Poços de Caldas, que abrange 55 cidades, apresentou a maior quantidade de ocorrências na região, com 38,92% dos casos, totalizando mais de 81 mil. Em seguida, a regional de Lavras, com 44 cidades, registrou 32,13% dos casos, somando mais de 67 mil. A regional de Pouso Alegre, composta por 72 cidades, contabilizou 28,9% das ocorrências, com mais de 60 mil casos.
Esses números ressaltam a urgência de políticas públicas efetivas e de uma rede de apoio robusta para as vítimas, reafirmando a importância da Lei Maria da Penha na proteção e na garantia de direitos para as mulheres brasileiras.
Fonte/G1
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4