Em janeiro, a Promotoria de Justiça de Carmo do Rio Claro, apoiada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da regional de Passos e também da Polícia Militar realizou uma operação para desmanchar uma organização criminosa que praticava roubos em propriedades rurais e rodovias próximas ao Lago de Furnas.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com os apontamentos, os envolvidos dessa quadrilha atuavam desde 2023 praticando esses crimes com o uso de armas de fogo e violência física. Um dos casos foi registrado em 23 de março de 2023, quando na rodovia BR-265, próximo a Ponte Torta, o grupo roubou um Toyota Corolla, telefones celulares e outros pertences das pessoas que estavam no veículo.
Outros roubos também foram registrados no ano passado, quando na MG-184 eles tentaram roubar um Chevrolet Silverado e outro caso, em que eles roubaram o condutor de um Toyota Yaris. O grupo, que agia principalmente na zona rural, também invadiu uma propriedade no bairro dos Mendonça e roubaram equipamentos avaliados em R$ 40 mil. O dono desse imóvel foi amarrado, agredido e torturado pelos assaltantes. No desfecho desse caso, uma sobrinha dele estava envolvida e foi condenada a 12 anos de prisão.
Além desses crimes, um roubo na Vilelândia, zona rural de Carmo do Rio Claro, também foi anexado. Foram levados: TV 32”, celulares, soprador costal, joias, uma motocicleta e uma Fiat Toro.
Com base neste caso, os condenados tiveram as penas firmadas de 12 a 26 anos de reclusão. A sentença foi prolatada pela Vara Única da Comarca de Carmo do Rio Claro.