A estudante de Passos, Maria Alice Souza Maia, 16 anos, foi aprovada para a maior simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O evento acontecerá entre os dias 25 e 28 janeiro de 2024, em Boston. Ela é estudante do Colégio Imaculada Conceição.
Para isso, a jovem está realizando uma campanha para arrecadar dinheiro e custear a viagem e a estadia em território americano. A passense é a primeira a ser aprovada nessa simulação, com isso ela representará também Minas Gerais.
A estudante tenta adentrar na simulação de Harvard desde 2021 e só agora conseguiu esse feito inédito para a região. Antes, aos 14 anos, ela estava em busca de atividades extracurriculares que pudessem fortalecer o currículo e ajudá-la a estudar no exterior e foi através do Instagram que a jovem de Passos conseguiu o acesso para a simulação.
Em 2022 ela ficou na fila de espera e só agora, em 2023, consegiu a aprovação tão desejada. A estudante pretende criar no futuro uma delegação passense que possa representar a cidade em simulações internacionais, como Yale, Oxford e Harvard. Com isso, aumentará o acesso para debates sobre a política como um todo, embasado na teoria, estudo e trabalho da ONU.
E não é só em Harvard que a passense foi aceita, ela também afirou ao Jornal Folha da Manhã que passou na Yale Youth Debate Academy, a maior academia de liderança da América Latina (LALA), no programa de Jornalismo do New York Times, com bolsa de US$ 1.500. Além disso, ela exerce um papel político importante em Passos, sendo fundadora da Campanha Solidária Passense e atuar no Parlamento Jovem de Passos. Ela também já foi selecionada no programa Civic’s Unplugged.
Para ajudar Maria Alice doando qualquer valor, acesse clicando aqui!