📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O candidato José Garcia de Faria (Garcia), filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), perdeu as eleições municipais de 2020, mas agora está a caminho de sua primeira vitória. Conforme informações da 220ª Zona Eleitoral de Piumhi, Garcia concorreria com Pedro Rodrigues das Neves (Pedro Neves), do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Contudo, o MDB teve o registro do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) indeferido, levando à impugnação da candidatura de Neves.
De acordo com o juiz eleitoral da 220ª Zona, César Rodrigo Iotti, a Coligação “Todos Unidos por Vargem Bonita” (PL / Federação PSDB / Cidadania / Republicanos / PSD) apresentou impugnação ao registro de candidatura de Neves e ao Drap do MDB. A coligação alegou que a convenção partidária que validou os registros não ocorreu de forma legítima, apontando fraudes nas atas e irregularidades na convocação, como a ausência de quórum mínimo.
Na decisão, o juiz acatou as alegações, apoiado pela manifestação do Ministério Público, que indicou a existência de fortes indícios para corroborar as irregularidades apontadas. “As testemunhas, incluindo o próprio candidato, confirmaram a falta de quórum necessário para a validade da convenção, bem como a falsificação de documentos apresentados”, diz um trecho da sentença.
Diante das evidências, o MDB não recorreu da decisão e permaneceu inerte. “O partido deveria ao menos ter demonstrado a regularidade da convenção, com o quórum mínimo de participantes e assinaturas legítimas, o que não ocorreu”, enfatizou o juiz Iotti.
Com isso, a candidatura de José Garcia de Faria segue sem concorrentes, abrindo caminho para sua provável eleição em Vargem Bonita.