Na tarde desta sexta-feira (02 de agosto) um incêndio de grandes proporções começou às margens da MG 450, que liga Guaxupé a Tapiratiba, próximo ao aterro sanitário. O fogo, alimentado por ventos fortes e vegetação seca, rapidamente se espalhou por pastagens, mata nativa, uma lavoura de café, uma plantação de macadâmia e a encosta do aterro sanitário.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A equipe do Corpo de Bombeiros de Guaxupé foi acionada por volta das 18h, após alerta de moradores. Com o auxílio de tratores e um tanque de água fornecidos pela comunidade local, os bombeiros iniciaram o combate às chamas. Foram realizados aceiros para proteger as propriedades próximas e impedir a expansão do incêndio.

As chamas foram controladas durante a madrugada de sábado, restando apenas pequenos focos isolados na área que já havia sido queimada e no aterro sanitário, sem risco de nova propagação. Aproximadamente 15 mil litros de água foram utilizados no combate direto, incluindo o fornecido pelos moradores. Equipamentos como abafadores, bombas costais, sopradores e fogo de eliminação foram empregados para o controle do incêndio.
Estimativas indicam que cerca de 9,5 hectares de vegetação foram consumidos. A suspeita é de que o incêndio tenha sido iniciado de forma criminosa nas margens da rodovia e posteriormente se espalhado para as propriedades adjacentes.

