A Polícia Militar identificou, na última sexta-feira, 22, o homem responsável por danificar os enfeites de Natal na praça da Matriz, em Alpinópolis. O incidente de vandalismo ocorreu durante a madrugada de quinta-feira.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com a PM, o homem de 59 anos não revelou o motivo de sua ação. Sua irmã afirmou que ele possui problemas mentais, como esquizofrenia e cleptomania, e, por isso, seria inimputável. Ela explicou que a situação dele é delicada, pois ele se recusa a receber tratamento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também não aceita internação para cuidar da doença. Ela ainda mencionou que ele tem o hábito de recolher lixo nas ruas durante a madrugada e armazená-lo em seu quarto.
A polícia informou que os fios danificados foram recuperados e entregues ao responsável pela decoração, que declarou que não seria possível reutilizá-los. De acordo com ele, seria necessário solicitar a compra de novos materiais para finalizar a decoração, além de afirmar que o dano causava risco de choques elétricos.
O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, destacou que a cidade conta com um sistema de câmeras de monitoramento, o que facilita a identificação de quem danificar as decorações natalinas. Freire lamentou o ocorrido e relatou que, um dia após a instalação dos enfeites, já haviam sido vandalizadas oito peças, com fios cortados ou arrancados. Destruir patrimônio público é um crime.