Depois da Usina de Furnas atingir 100% do volume útil, os vertedouros do reservatório foram abertos neste sábado (8). A abertura foi definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras.
Conforme a assessoria da Eletrobras Furnas, a abertura do vertedouro foi feita às 8h30, em 500 m³ (metros cúbicos), para controle de nível do reservatório em decorrência das chuvas recentes. De acordo com a empresa, esta é a segunda vez que Furnas abre o vertedouro em 2023, sendo que a primeira ocorreu em 13 de janeiro.
O nível do reservatório era, segundo a empresa, de 768,6 metros, o que representa o volume útil de 100%. A Eletrobras salientou, ainda, que a Usina de Furnas está operando conforme despacho do ONS, com uma geração em torno de 200 MW, cerca de 18,1% da sua capacidade instalada que é de 1.216 MW.
A empresa pontuou que a abertura do vertedouro foi informada à Defesa Civil para que medidas visando a segurança da população fossem adotadas.
O Lago de Furnas atingiu 100% do volume útil durante a semana. Este nível não era alcançado no reservatório há 12 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 13 de março de 2011.
Para aproveitar o nível e o volume que faz com que o reservatório possa ser utilizado por empresários e turistas, existem projetos para evitar o esvaziamento do Lago de Furnas.
Um dos projetos é dividido em três chamados pedaços: operação normal, operação para falta de água e operação em caso extremo.
Fonte: G1