No domingo, um grupo de 400 devotos de Santa Rita de Cássia sairão de Passos e irão percorrer 42 km até o Santuário de Santa Rita de Cássia, em comemoração ao aniversário da padroeira da cidade. Ás 21h, no domingo, o grupo irá até a Igreja Nossa Senhora da Penha, de lá saem para o percurso. Eles pretendem chegar em Cássia de manhã, por volta das 06h, para a Missa dos Romeiros.
Para isso, os peregrinos contam com o suporte de três ônibus e a Prefeitura de Passos oferecerá ambulância e água aos fiéis. Padre Sandro Henrique, da Igreja Matriz Bom Jesus dos Passos, está ajudando na organização dessa viagem e participa desde 2019 dessa peregrinação. Ele foi pároco em Cássia de agosto de 2005 a setembro de 2016, familiarizado com o local.
O grupo utiliza a saída do Pau D’Alho, depois pega a linha do Bananal até Itaú de Minas, que fica no meio do caminho. Numa propriedade rural no município de Passos, distante cerca de 15 quilômetros da cidade, eles têm à disposição banheiros e uma mesa farta oferecida para repor as energias. Lá eles rezam na Capelinha de São João. Depois prosseguem por estrada de terra até Itaú de Minas, onde, de madrugada, um grupo de voluntários oferece frutas, café, leite, pães, bolos e sucos. Cada peregrino se incumbe de levar seus pertences e algum alimento complementar. O percurso por vias na zona rural só termina a cerca de 7 quilômetros antes da chegada em Cássia.
A romaria começou há 14 anos com duas passenses que são amigas. Aos poucos, o pequeno grupo ganhou força e hoje conta com mais de 400 adoradores de Santa Rita de Cássia. Os peregrinos não tem custos, mas, quem quiser colaborar com o ônibus a ajuda é bem-vinda, o restante ficará de doação para o santuário. O preço da passagem é R$ 35 e o ônibus regressa logo após a missa.
Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos vai fornecer 1,3 mil copos de água para os romeiros que vão de Passos a Cássia neste domingo. Um grupo de fiéis vai fazer o trajeto a pé, e outro de bicicleta. Segundo o Saae, serão distribuídos 960 copos de água potável para os caminhantes e 384 para os 90 ciclistas.