Minas precisa aplicar a vacina contra a gripe em 9,4 milhões de pessoas para cumprir a meta de 90% de proteção do público-alvo. A primeira remessa com 640 mil doses – que cobre menos de 10% desta população – começou a ser entregue às regionais de saúde. Outras estão previstas para ser entregues pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas.
A campanha começa em 7 de abril. Podem receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas a partir de 60 anos ou com deficiência.
A vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
“A Influenza é uma doença que pode levar a complicações graves, e garantir acesso rápido à vacina, logo no início do período sazonal, é um passo decisivo para proteger nossos grupos prioritários, reduzindo impactos no sistema de saúde e salvando vidas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
A coordenação e execução da campanha são de responsabilidade das prefeituras municipais, que organizam as estratégias de vacinação para atender os grupos prioritários. O Dia D da mobilização nacional está previsto para 10 de maio.
Fonte/Hoje em Dia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7