O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a cumprir uma promessa de campanha de 2022. A isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil depende agora do Congresso para entrar em vigor.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Conforme prometido há dois anos, o governo decidiu enviar a proposta ao Congresso ainda este ano, acompanhada de medidas compensatórias para equilibrar a renúncia fiscal. No entanto, a tramitação nas duas Casas do Legislativo deve se estender até 2025. Assim, mesmo que aprovada, a isenção só entraria em vigor em 2026, respeitando o princípio da anterioridade, mas dentro do prazo prometido por Lula.
A estimativa é que a medida tenha um impacto de aproximadamente R$ 40 bilhões a partir de 2026, e o Ministério da Fazenda já planejou cenários para compensar a perda de arrecadação. A ideia central é manter o equilíbrio fiscal: se houver isenção para um grupo, os contribuintes com rendas maiores terão que compensar essa perda.
Com informações de MSN e Correio do Brasil
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4