O Governo de Minas Gerais anunciou a destinação de mais de R$41 milhões em recursos estaduais para complementar os valores destinados aos procedimentos de oncologia de alta complexidade no estado.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A decisão foi tomada durante a 310ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), que contou com a participação de membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).
Destinação dos recursos
Os recursos serão destinados de forma excepcional e complementar aos valores federais definidos na Programação Pactuada e Integrada (PPI). O objetivo é apoiar os municípios que ultrapassaram os valores pactuados na rede de oncologia de alta complexidade. A ação abrange procedimentos como cirurgias oncológicas, internações, quimioterapia e radioterapia.
Importância da medida
A secretária de Estado adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, destacou a importância da medida: “A Rede de Oncologia em Minas vem sofrendo um aumento constante na produção, e os beneficiários dos recursos são os municípios que apresentaram extrapolamento na rede”. Ela explicou que os valores serão repassados em parcela única, após a formalização de um termo de compromisso com os municípios.
Monitoramento e execução
O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Faria da Silva Filho, reforçou a importância do recurso para a oncologia no estado: “Essa pauta é muito importante, pois o nosso papel é pactuar em comum acordo entre os dois entes, município e Estado”. A resolução que será publicada futuramente detalhará as regras para o acesso aos valores, o cronograma das fases e os indicadores de monitoramento.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4