Nesta sexta-feira, 26, o Governo de Minas Gerais sancionou a Lei N° 24.931, que estabelece a Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável. A nova legislação visa aumentar a produtividade agrícola em áreas com dificuldades de reservamento e captação de água subterrânea, utilizando tecnologias avançadas.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Com a implementação da lei, espera-se que a área de agricultura irrigada no estado, atualmente em torno de 15%, cresça para entre 40% e 50% de forma sustentável. A política pública, considerada uma das mais modernas do país, incentiva a criação de planos setoriais regionais, a implantação de projetos de irrigação públicos, privados e mistos, além de permitir concessões e delegações para a operação desses projetos.
A nova lei também busca resolver conflitos relacionados ao uso da água, promovendo a reserva e perenização dos cursos d’água para garantir a disponibilidade hídrica para todos. O Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), vinculado à Secretaria de Agricultura, será responsável pelo planejamento, aprovação e deliberação das ações. Com participação da sociedade civil e do setor produtivo, o Cepa assegura um processo decisório participativo e uma melhor distribuição das ações no território.
Ferramentas de planejamento geoespacial e caracterização socioeconômica e ambiental serão utilizadas, com destaque para o Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP). Desenvolvida pelo Governo de Minas, essa metodologia avalia a situação das sub-bacias hidrográficas mineiras e propõe ações de recuperação e melhoria, identificando pontos potenciais para reservação de água.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4