A frente fria prevista para os próximos dias deve fazer com que os termômetros registrem até 5°C a menos em algumas regiões do Brasil, mas Minas Gerais não será atingida. A previsão para o estado indica apenas que as temperaturas elevadas dos últimos dias podem sofrer um declínio a partir de quarta-feira (15/5).
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para queda acentuada da temperatura na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (13/5). Em Minas Gerais, não há previsão de frio, mas a massa de ar frio que avançará nas regiões vai romper a onda de calor que assola o estado desde o final de abril.
Até quarta (15), o tempo segue estável no estado devido a uma frente fria que chega pelo oceano em direção ao litoral da Região Sudeste. O fenômeno intensifica o transporte de ar quente e seco da Região Centro-Oeste para a Região Sudeste e mantém as temperaturas elevadas.
Nesta segunda (13), o tempo deve ser de céu claro a parcialmente nublado nas regiões Noroeste, Norte, Central, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Já nas demais regiões, o dia deve ser de céu claro com névoa seca. Os termômetros podem bater os 36°C na Zona da Mata e no Norte de Minas.
De acordo com o Inmet, duas das menores temperaturas registradas no país nesta segunda foram no Sul de Minas. Os municípios de Monte Verde e Caldas registraram, respectivamente, 9,9°C e 10,1°C.
Fonte: Estado de Minas
