O lançamento do FGTS Digital, marcado para esta sexta-feira (1º), representa um marco na modernização dos processos trabalhistas no Brasil. Substituindo o Conectividade Social/Caixa, a nova plataforma promete transformar a maneira como empresas e empregadores gerenciam o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), garantindo mais eficiência, economia e praticidade.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A inovação trazida pelo FGTS Digital promete uma economia significativa de tempo para os empregadores, que poderão poupar cerca de 36 horas mensais em tarefas administrativas relacionadas ao FGTS. Além disso, estima-se uma redução de custos operacionais na ordem de R$ 144 milhões por ano, evidenciando o impacto financeiro positivo da plataforma.
Entre as principais mudanças, destaca-se a adoção do pagamento via Pix, que oferece uma forma mais rápida e segura de realizar os recolhimentos, minimizando erros e duplicidades. A integração com o eSocial é outra novidade relevante, permitindo o preenchimento automático de informações e reduzindo o tempo de digitação. O uso do CPF como identificador único, em substituição ao PIS, visa eliminar problemas com cadastros duplicados, enquanto a ampliação da rede arrecadadora, com mais de 800 instituições bancárias, facilita o acesso aos serviços.
O FGTS Digital não se limita ao recolhimento do fundo, oferecendo também funcionalidades como emissão de guias, consulta de extratos, solicitação de compensação ou restituição de valores e contratação de parcelamentos. Esta plataforma única simplifica o cumprimento das obrigações relacionadas ao FGTS, refletindo um esforço conjunto entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Serpro e Caixa Econômica Federal.
O FGTS Digital é, portanto, um passo importante rumo à digitalização dos serviços públicos, promovendo maior agilidade e eficiência na gestão do FGTS, além de contribuir para a modernização das relações de trabalho no país.
Fonte: Caixa
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4