A Eletrobras Furnas realizou um exercício de evacuação na Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, ativando um alarme sonoro como parte de um simulado. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 14, em Ibiraci, e contou com a colaboração das Defesas Civis locais e estaduais.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A iniciativa faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE) por Eletrobras Furnas, um esforço para aumentar a segurança dos moradores na área. O exercício também foi realizado em Sacramento, no Triângulo Mineiro, onde as torres de alarme foram acionadas às 14h30. Ao ouvir as sirenes, a população seguiu as instruções das placas de sinalização até os pontos de encontro designados. Lá, as equipes da usina e da Defesa Civil orientaram os moradores, responderam perguntas, e distribuíram lanches e brindes.
Durante o evento, as equipes também ajudaram as pessoas a baixar e utilizar o aplicativo “Alert Indivíduo”. Além da usina de Mascarenhas de Moraes, a Eletrobras Furnas está implementando o PAE em outros 13 locais.
O PAE inclui quatro etapas principais: cadastramento da população; definição de rotas de fuga e pontos de encontro; estabelecimento de um sistema de comunicação e alerta; e a realização de simulados. Interessados deve acessar o site: https://www.furnas.com.br/pae.
