Lucas Carvalho é mais um carmelitano participando de um intercâmbio educativo. O jovem, que cursa Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA), está há dois meses em uma cidade no interior do Estado de Wisconsin, Bloomington, nos Estados Unidos.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Portal Onda Sul entrevistou o universitário que busca conhecimento ao passo que aprende mais sobre a cultura e o desenvolvimento de outro país. Assim como Antônio Ribeiro Neto, outro carmelitano se aventurando por lugares distantes, Lucas também tem seus compromissos profissionais, cumprindo com as tarefas recomendadas no intercâmbio estudantil/universitário.
Veja a entrevista com Lucas Carvalho abaixo.
1 – Quando o surgiu o interesse pelo intercâmbio?
Sempre tive vontade de morar nos Estados Unidos, desde criança quando via os filmes da sessão da tarde. Em Outubro de 2022, fiz minha aplicação para o intercâmbio agrícola através da HF Estágios, e que Graças a Deus, tive a aprovação do meu visto em Julho de 2024.
2 – Você consegue conciliar o seu curso superior com a vida no exterior?
Sim! Este intercâmbio agrícola que estou fazendo contará como estágio obrigatório da Universidade. No meu caso, o curso de Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Lavras.
3 – Há quanto tempo você está no exterior? Esse programa tem duração de quanto tempo? Qual a cidade em que esta?
Cheguei há dois meses aqui. O programa tem duração de um ano. Moro numa cidade no interior do Estado de Wisconsin chamada Bloomington.
4 – Quais as suas primeiras impressões morando fora do Brasil?
Parece outro mundo. A segurança foi o que mais me chamou a atenção, as casas não possuem muros, os carros ficam destrancados, você vê pessoas andando com celulares na rua sem o medo de ser assaltado a qualquer momento. Outro ponto que me chamou a atenção foi a educação das pessoas, não há lixos nas ruas, e sempre ajudam o outro assim que possível.
5 – Como é a sua rotina? Quais atividades você faz?
Aqui eu trabalho na Bloomington Livestock Exchange RLS, uma casa de leilão de gado de corte. Temos leilão todas as terças e sextas, e os demais dias nós preparamos o ambiente, fazemos operações com máquinas e nos preparamos para o inverno rigoroso que está por vir.
6 – Quando retornar ao Brasil, no futuro, pretende retornar ao exterior? Quais seus planos para o futuro?
Quando eu retornar, vou usar as horas de estágio para poder graduar em Engenharia Agrícola e matar a saudade da minha família e da minha namorada.
