A expedição da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que estava programada para ser implementada até 6 de novembro, enfim vai começar a ser emitida na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro, em todos os Postos de Identificação em Minas Gerais, segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Segundo o Decreto federal 11.429/2023, a nova identidade deveria ser implementada até 6 de novembro em todos os estados brasileiros, porém, ela foi adiada novamente pelo governo federal para 11 de janeiro de 2024.
A PCMG afirma que a população “não precisa correr para fazer a nova identidade, já que o documento atual permanece válido até 2032”. Sendo assim, não é obrigatória a troca para a nova Carteira de Identidade Nacional.
Volta do campo sexo e nome
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que a nova carteira de identidade teria mudanças no layout, para tornar o documento mais inclusivo e representativo. O novo documento deveria ser impresso sem o campo referente ao sexo e constará apenas nome (o qual a pessoa declara no ato da emissão), não havendo mais a distinção entre nome social e nome do registro civil.
Entretanto, em decreto publicado na semana passada no Diário Oficial da União, fica mantida a distinção dos campos “nome de registro” e “nome social” na nova Carteira de Identificação. Além disso, será mantido o campo “sexo”.
Decisão que não foi aprovada por representantes de pessoas LGBTQIA+. Como afirma a Deputada Federal Erika Hilton na rede social X, antigo Twitter.
Outras mudanças ficaram mantidas, como o Registro Geral (RG) que será retirado do novo documento, ficando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificação única. “Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF”, aponta o MGI.
Fonte: Estado de Minas
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4