A Diocese de Guaxupé, à qual pertence Carmo do Rio Claro, emitiu um comunicado assinado pelo Bispo Dom José Lanza Neto, determinando que sejam excluídas das festas paroquiais quaisquer atividades de arrecadação financeira, como “Show de Prêmios”, “Ação entre Amigos”, rifas e bingos. A decisão atende a uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que tem orientado as dioceses do estado sobre a proibição de jogos de azar, como os praticados em rifas e bingos, que são ilegais no Brasil.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Além disso, o comunicado também solicita que as paróquias redobrem a atenção na venda de bebidas alcoólicas, garantindo que a comercialização seja restrita a maiores de idade, e que membros do Conselho Tutelar estejam presentes nos eventos para assegurar a proteção dos menores.
A recomendação busca promover a realização de festas religiosas mais alinhadas com os valores cristãos e a legislação vigente, incentivando as paróquias a buscarem novas formas de arrecadação de recursos, além do dízimo, para garantir o financiamento das atividades paroquiais.
Em Carmo do Rio Claro, a festa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ocorre tradicionalmente em junho, enquanto a festa da Paróquia Sagrada Família é realizada no mês de agosto. O Portal Onda Sul irá entrevistar os responsáveis pelas paróquias locais para obter seus posicionamentos sobre as novas orientações.
A Diocese reforça o compromisso com a transparência, a legalidade e a integridade nas atividades religiosas e sociais promovidas pelas paróquias de sua jurisdição. Abaixo o documento emitido pela Diocese.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7