A Diocese de Guaxupé se prepara para a elevação ao episcopado de um de seus padres, o monsenhor Hiansen Vieira Franco, nomeado pelo papa Francisco, no dia 25 de fevereiro deste ano, e será transferido para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O monsenhor Hiansen, mestre e doutor em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, trabalhou em diversos locais da área abrangida pela Diocese de Guaxupé, mas dedicou muito de seu serviço à Igreja na formação de novos padres, no Seminário Santo Antônio, em Pouso Alegre, além de dedicar à vida acadêmica na Faculdade Católica de Pouso Alegre.
A cerimônia de ordenação episcopal acontecerá no dia 26 de abril, às 9 horas, na Catedral Diocesana de Guaxupé. O evento contará com a presença do cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, com quem monsenhor Hiansen trabalhará como bispo auxiliar, e também o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Ricardo Hoepers.
Após a nomeação pelo Papa, o padre escolhido para se tornar bispo participa de uma ordenação sacramental realizada por ao menos três bispos. Com esta celebração litúrgica, o novo bispo começa a participar do mais alto grau do sacramento da Ordem e se torna um sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo, com a missão de animar os fiéis e garantir a tradição da Igreja.
Além da participação presencial, a população poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela Rede Vida e pelas mídias sociais oficiais da Diocese de Guaxupé.
Biografia
Natural de Campestre (MG), Monsenhor Hiansen 53 anos, iniciou sua vida religiosa com os Missionários Redentoristas, em Aparecida (SP). Cursou Filosofia na Universidade São Francisco, em São Paulo (SP) e Teologia no Instituto Teológico Interdiocesano São José, em Pouso Alegre (MG). Fez mestrado e doutorado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, entre 2008 a 2014. Antes da nomeação, ocupava as funções de reitor do Seminário Santo Antônio e professor na Faculdade Católica, ambas instituições localizadas em Pouso Alegre (MG).
Fonte: Jornal Folha Regional
