Em uma ação voltada para o combate ao abandono de animais, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta quinta-feira (12), uma cartilha com informações essenciais sobre o tema. A iniciativa faz parte das atividades do Dezembro Verde, mês dedicado à conscientização e prevenção do abandono de animais.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O material, disponível para o público, detalha a legislação vigente que pune o abandono de animais, além de explicar as penalidades previstas pela Lei 9.605/98. A cartilha também aborda os problemas sociais gerados pelo abandono, como o aumento da população de animais nas ruas e os impactos para a saúde pública.
Além das informações sobre a legislação, a Polícia Civil orienta sobre os canais disponíveis para formalizar denúncias de abandono e maus-tratos, destacando a importância da colaboração da sociedade para a proteção animal.
Outro ponto importante abordado na cartilha é o processo de adoção responsável. A Polícia Civil alerta que adotar um animal é um compromisso sério, que exige dedicação para garantir o bem-estar do animal, e oferece orientações sobre os cuidados que devem ser tomados antes e após a adoção.
A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a proteção animal e a necessidade de combater o abandono e os maus-tratos.