A cidade de Itaú de Minas enfrenta um grave problema na saúde devido ao número alto de casos positivos de dengue no município. A quantidade de confirmações reflete nos atendimentos do sistema público, que enfrenta sobrecarga.
Antes do cenário atual, o pronto-socorro de Itaú de Minas atendia em média 100 pessoas, com o surto da doença, o número saltou para, em média, 250 pacientes diariamente. Segundo a coordenadora de atenção primária da cidade, Patrícia de Fátima Neto Amorim, os pacientes chegam no local queixando de febre, dor no corpo, dor de cabeça, entre outros sintomas de dengue.
Como alternativa para suprir a alta demanda atual, a equipe médica disponível no local de atendimento aumentou, além disso, foi aumentada a equipe de enfermagem do local para atenderem aqueles que chegam e permanecem na unidade de saúde para serem medicadas com soro, por exemplo.
Além do pronto-socorro municipal, Itaú de Minas também possui cinco unidades de saúde e um hospital, todos lotados devido ao número de atendimentos. O município tem 16 mil habitantes e consoante o último censo de saúde divulgado, quase 10% da população pode ter contraído dengue.
De acordo com a SES-MG, atualmente Itaú de Minas é a terceira cidade do Sul de Minas com mais casos notificados de dengue, com +1.529 casos, só perdendo para Passos (+7.125) e São Sebastião do Paraíso (+1.691).
A coordenadora da atenção primária de saúde de Itaú de Minas informou, ainda, que o município estuda a possibilidade de ampliar o atendimento no hospital da cidade. A unidade é filantrópica, mas cedeu espaço para o município criar mais um ponto estratégico para enfrentamento da dengue.
São José da Barra
Em São José da Barra a situação também é crítica. A sobrecarga no atendimento para os pacientes com suspeita ou confirmados de dengue preocupa o setor de saúde e epidemiologia do município.
De acordo com o Jornal Folha Regional, aproximadamente 30 pacientes estão sendo notificados por dia, além os que retornam para o soro após a confirmação da dengue. Em 12h, pelo menos 100 atendimentos estão sendo contabilizados por dia na Unidade Mista de Saúde e os ESF’s.
Conforme o boletim epidemiológico da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SER/PASSOS), divulgado na última terça-feira (28), São José da Barra contabilizava 77 casos notificados.