O contrato de concessão dos serviços de água e esgoto com o Consórcio Saalpi, em Alpinópolis, foi assinado na quarta-feira (10). Agora, a prefeitura de Alpinópolis estabeleceu um prazo de 10 dias para que a Copasa deixe o município. Caso a empresa não cumpra o prazo, o caso poderá seguir a Justiça.
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O Consórcio Saalpi venceu a licitação realizada pela prefeitura e é formado por um grupo de empresas que atuam há mais de 60 anos nos serviços de tratamento e abastecimento de água e esgoto. Desses anos de mercado, há 20 anos de concessões.
A prefeitura de Alpinópolis informou que o grupo está em municípios como Bom Sucesso, Paraguaçu, Araújos, entre outros. O município, ainda de acordo com a prefeitura, não pagou nada à Copasa pelo fim da concessão estatal. “(…) cumprimos todas as etapas licitatórias para que o processo chegasse até aqui, na assinatura final”, comentou a administração municipal.
No dia 5 deste mês, a prefeitura assinou a notificação extrajudicial endereçada ao presidente da Copasa para que a empresa deixe o município e inicie o processo de transição para o Consórcio Saalpi, no prazo de 10 dias a contar do recebimento.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Rafael Freire disse: “Hoje é um dia histórico para Alpinópolis. Nós colocamos fim a uma injustiça que perduraria 30 anos no nosso município. Assinamos a nova concessão de água e esgoto da cidade. A empresa vencedora do certame público cumpriu todos os requisitos necessários para que chegássemos até aqui, neste dia, que é a assinatura do contrato de concessão. É importante dizer à população que isso não significa que amanhã a empresa já estará tratando a água e o esgoto do nosso município. Isso porque a Copasa precisa sair de Alpinópolis. Nós fizemos a notificação dando o prazo de 10 dias para que a Copasa deixe o município. Caso a Copasa insista em permanecer, o nosso corpo jurídico está pronto para acioná-la judicialmente e fazer cumprir a determinação do poder Executivo. Eu quero tranquilizar a população que nós acompanharemos de perto essa nova empresa que está assumindo o serviço de água e esgoto, cobrando eficiência do serviço, qualidade e um preço justo que cabe no bolso de todos vocês. Então, a nossa parte está feito”.
Veja o vídeo clicando aqui.
