A Cooxupé alcançou um marco significativo ao se tornar a primeira cooperativa no mundo a ter seu protocolo de sustentabilidade reconhecido pela Plataforma Global do Café (GCP).
?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O protocolo, denominado Gerações, foi aprovado como equivalente ao Código de Referência de Sustentabilidade do Café da GCP. Este código é uma diretriz para garantir que o setor cafeeiro adote práticas e princípios essenciais de sustentabilidade, cobrindo as dimensões econômica, social e ambiental (ESG).
A Cooxupé opera em mais de 340 municípios nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Média Mogiana, em São Paulo. O reconhecimento foi obtido através do Mecanismo de Equivalência da GCP, que avalia a implementação de padrões, governança, garantias, dados e reivindicações na cafeicultura. A avaliação é realizada com rigor em parceria com o International Trade Center (ITC), que assegura a integridade do processo.
De acordo com a Cooxupé, o Protocolo Gerações foi desenvolvido por uma equipe técnica brasileira, especificamente para as condições de cultivo de café em clima tropical, respeitando a diversidade e as particularidades de cada agricultor em diferentes biomas.
Luiz Fernando dos Reis, superintendente comercial da Cooxupé, enfatiza a importância de avançar com base nos três pilares da sustentabilidade. Ele afirma que o reconhecimento pela GCP e a equivalência ao Código reforçam o compromisso da cooperativa com as iniciativas globais de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do café.
