Search
Close this search box.

Conselho Tutelar já registrou cinco denúncias de trabalho infantil neste ano

Foto: Reprodução
0
COMPARTILHAMENTOS
250
VISUALIZAÇÕES

De janeiro a maio deste ano, o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Passos recebeu cinco denúncias sobre trabalho infantil no município, mas, segundo a conselheira Luciene Martins, o número de casos deve ser maior.

📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

“Parte da população não tem consciência e normaliza a criança ou adolescente trabalhar, sem usufruir dos direitos à educação, saúde e lazer. Muitas pessoas dizem ter pena, geralmente pela origem da família na maioria das vezes carente, ou dizem que é melhor do que entrar no mundo das drogas, porta para todas as violações de direitos, e situação em que muitas vezes o adolescente entra para a criminalidade, sem volta  para o convívio digno de uma comunidade sadia”, afirma ela.

Segundo a conselheira, o trabalho infantil representa prejuízos ao desenvolvimento das crianças e dos adolescentes “Dentre os fatores prejudiciais estão a evasão escolar, o salário incompatível com a função, carga horária comparada à de um adulto e com quase 100% dos direitos trabalhistas ignorados. Conforme as leis voltadas às crianças e adolescentes, não há impedimento deles serem contratados, desde que os interessados obedeçam aos requisitos, como por exemplo, o jovem-aprendiz”, explicou a conselheira.

De acordo com a obrigatoriedade jurídica, o Conselho Tutelar toma as seguintes providências em casos de denúncias: notificação aos pais e ou responsáveis, ou visitas domiciliares, e antes de acionar o Ministério Público o Ministério do Trabalho, a ocorrência é encaminhada até Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para acompanhamento sistemático.

“A Abordagem Social, implantada pela Secretaria Municipal de Assistência, fez com que as demandas baixassem bastante, mas a população tem que ser conscientizada e saber que crianças e adolescentes só podem trabalhar com a anuência dos órgãos competentes”, reiterou Luciene.

Na última segunda-feira, a Secretária de Assistência Social, Rosely Grilo, reuniu a maioria dos servidores públicos municipais para capacitá-los de acordo com os métodos recentes implantados na legislação que os protege. O evento ocorreu na sede da Ameg, em Passos. Nesta quarta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Fonte: Folha da Manhã
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
×