Em parceria com 22 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, vinculada a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), coordenou os esforços para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzir o número de casos e mortes evitáveis.
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no Whats
Na Unidade Regional de Saúde de Alfenas ocorreram mutirões comunitários e de limpeza, blitze educativas, passeatas, carreatas, estandes com amostras de larvas, entrega de materiais informativos, palestras e atividades lúdicas com personagens do Aedes.
Para João Tadeu Silva, superintendente regional de Saúde de Alfenas, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) é fundamental na eliminação dos criadouros. Segundo ele, “o trabalho dos agentes e da população é de grande importância na eliminação dos focos do mosquito”.
O superintendente destacou ainda que o número de casos caminha para o declínio, porém, o trabalho de campo deve continuar durante todo o ano.
Mobilização nos municípios
Em Alfenas, município sede da superintendência, as ações contaram com a participação de diversos setores da prefeitura municipal. As atividades, nesta segunda edição do Dia D, foram concentradas no bairro Pinheirinho, uma das regiões com maior número de casos de dengue confirmados no município.
Na localidade foi realizado mutirão de limpeza com a retirada de vários caminhões de materiais inservíveis. A ação visou diminuir eventuais focos do mosquito em materiais acumulados em quintais e terrenos baldios.
Para o secretário municipal de Saúde de Alfenas, Túlio Lima, a realização do segundo dia D, em parceria com a SES-MG, é muito importante por ser mais uma oportunidade para eliminação do mosquito. Segundo ele, a participação da população é muito importante, pois a maioria dos focos se encontram nas residências.
Além do município de Alfenas, participaram do dia D as cidades de Alterosa, Arceburgo, Areado, Bandeira do Sul, Cabo Verde, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Carvalhópolis, Conceição da Aparecida, Divisa Nova, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Paraguaçu, Poço Fundo, São Pedro da União e Serrania. Durante toda a semana, os municípios realizaram ações lúdicas de prevenção à dengue nas escolas, blitze educativas, carreatas, mutirões de limpeza e orientações casa a casa.
Cenário epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, disponível na página da SES-MG, registrava até o dia 26, nos 22 municípios da SRS Alfenas, 5.572 casos confirmados de dengue. Há 3 óbitos confirmados e 8 em investigação.