Um novo expressivo de novos casos de dengue causou pânico aos moradores de Varginha. Em quatro dias, o município registrou 100 novos casos de dengue, aumento de 72% no intervalo entre um boletim e outro emitido pela prefeitura. Para diminuir a proliferação do mosquito vetor da doença e os casos, a Administração Municipal adotou novas medidas de prevenção, além de reforçar as ações de combate.
No dia 19/01 o município tinha 143 casos confirmados, no relatório do dia 23/01 o número já representava 246. Esse número já é maior do que todo o histórico de Varginha nos meses de janeiro dos anos 2020,2021 e 2022 juntos. A partir dessa atualização, a SES concluiu que até o momento, Varginha é o terceiro município com mais casos no Sul de Minas, atrás de Passos e Santana do Jacaré.
A situação epidemiológica no município pode se agravar ainda mais se as medidas não forem corretamente seguidas. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, o médico Adian Nogueira, a prefeitura organizou uma série de ações para frear a dengue na cidade. Segundo ele, foram comprados 15 mil testes para aumentar os diagnósticos e possibilitar o mapeamento dos bairros com mais casos registados.
Os bairros com mais registros na cidade são Canaã, com 51 casos, Jardim Corcetti (18) e Jardim Andere (17). Para denunciar focos de dengue, agendar visitas ou tirar dúvidas, o telefone da vigilância ambiental de Varginha é o (35) 3690-2230.