Em 2024, os casos de dengue entre crianças e adolescentes no Sul de Minas apresentaram um aumento alarmante de quase 830% em comparação com o ano anterior. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), que apontam que, entre janeiro e dezembro de 2023, 2.484 pessoas de 0 a 14 anos foram diagnosticadas com a doença. Já no mesmo período de 2024, o número de contaminados saltou para 23.096, o que representa um crescimento de 829,79%.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A dengue em crianças pode, muitas vezes, ser assintomática, mas também pode se manifestar por febre alta, sonolência, manchas vermelhas na pele, irritabilidade e perda de apetite, especialmente durante surtos epidêmicos. Neste ano, o Sul de Minas registrou mais de 228 mil casos da doença, com 291 mortes confirmadas.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que o estado está tomando medidas para tentar conter uma nova explosão de casos. De acordo com ele, as equipes estão se preparando para um cenário ainda mais grave, apesar das expectativas de que os casos em 2025 sejam mais controlados.
