Os moradores de Carmo do Rio Claro temem o surto de escorpiões que está acontecendo atualmente no município. Há relatos de casas e terrenos que diariamente estão recebendo a visita indesejada desses animais peçonhentos, que podem oferecer risco a população.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Por causa da proliferação dos escorpiões, a prefeitura de Carmo do Rio Claro, por meio da Secretaria de Epidemiologia e Vigilância Sanitária, emitiu uma nota orientando os moradores com relação ao controle dessa espécie. Veja abaixo.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, por meio da Vigilância em Saúde, tem acompanhado as ocorrências envolvendo o aparecimento de escorpiões em algumas residências do município. A situação exige atenção e medidas preventivas por parte de toda a população.
Reforçamos que a melhor forma de evitar a presença desses animais peçonhentos é manter os ambientes sempre limpos e livres de entulhos, restos de materiais de construção, madeiras e lixo acumulado, além de vedar ralos, frestas e instalar telas em janelas e ralos.
Outra ação importante é o controle de insetos, como baratas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões. Limpeza constante de caixas de gordura, ralos e locais úmidos reduz a proliferação desses insetos.
Em casos de terrenos baldios e imóveis abandonados que apresentem risco, a população pode acionar a fiscalização municipal para que as devidas providências sejam tomadas.
A Vigilância em Saúde está à disposição para orientações e esclarecimentos. Dúvidas e registros podem ser feitos pelo telefone (35) 99838-7514.
A colaboração de todos é fundamental para garantir a segurança das nossas famílias.
Vale ressaltar, que períodos mais quentes como que estamos enfrentando exigem maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima quente é ideal para o aparecimento destes animais. As adoções de métodos simples são fundamentais para prevenir acidentes e, em caso de ocorrer acidentes, procure imediatamente uma Unidade de Saúde.
